quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Igrejas antigas: arquitetura fiel à tradição bíblica e canônica.

“A arquitetura da igreja afeta o modo mediante o qual o homem pratica o culto;
o modo de prestar culto afeta o que ele crê; e o que ele crê afeta não somente sua relação pessoal com Deus,
 mas o modo como se comporta na vida diária” 1.

Não diferente do que aconteceu em outras religiões, grande parte das normas adotadas no regulamento da Igreja Católica seguem os textos apresentados no Livro Sagrado, neste caso, a Bíblia. Em diversos momentos, também para a arquitetura tais Escrituras servem como referencia, já que de forma clara apresentaram o modo como os arquitetos antigos desenvolviam os Templos Sagrados, inspirados todas as vezes na Vontade Divina. Para o Catolicismo, foi assim com o Moisés e sua "tenda" para a Arca da Aliança e com Salomão e o projeto do primeiro Templo em Jerusalém.  2  
 
Templo de Salomão, reconstuição em maquete.
Nota-se a presença de dois quadrados já na planta baixa do edifício.
 
Após um período escondidos devido à proibição dos cultos, quando os cristãos voltaram a ter o direito de vivenciar sua fé, a busca por uma arquitetura que fosse perfeita para o modo ritualístico católico os levou até as basílicas. Estes edifícios, já famosos na tradição romana, eram as construções mais próximas do templo ideal. Possuíam cinco naves e uma ábside reservada para os magistrados, cujo chão era elevado. A grandiosidade das naves abrigaria um número considerável de cristãos, e a ábside parecia ideal para o destaque do dirigente da celebração. Os cristãos acrescentaram um transepto para que a planta do edifício formasse uma cruz, e no cruzamento dos braços da cruz instalaram o altar. 3

Igreja Santa Maria Maggiore, Roma.
Edificio católico que se apropriou de uma basílica romana.


Essas basílicas "cristianizadas" constituíram o ponto de partida para as próximas edificações sagradas católicas. Na continuidade, os acontecimentos históricos impuseram outros programas de necessidades que, por sua vez, somados à nova tecnologia, ocasionaram a criação de novas tipologias e estilos estéticos arquitetônicos. A força da Igreja Católica no periodo medieval foi tão grande que determinou os movimentos artíticos mais importantes da história da humanidade; românico, gótico e barroco, em termos gerais foram apenas alterações na arquitetura religiosa católica, forçadas ou por mudanças nas diretrizes da Igreja ou mesmo pela adaptação do culto religioso a um novo momento social. 
Igreja de São Francisco, Bahia.
Exemplar de igreja barroca no Brasil.
O século XIX resgatou todas as tipologias, misturando todos os estilos decorativos, e até viu renascer o gótico. A variedade foi pasmosa, mas o espírito e o ambiente das Igrejas continuou sempre marcado pelo respeito aos princípios da tradição arquitetônica católica. 


Notas:
1.  ROSE, Michael S. Ugly as sin.Sophia Institute Pr.  Capítulo 7.1° Edição. EUA. 2009.
2. Biblia Sagrada. Livro do Êxodo, capitulo 25. - sobre a Arca da Aliança;  Livro I Reis, capítulos 6. - sobre o projeto do Templo de Salomão.
3. Em Roma, as Igrejas São Paulo fora dos Muros, São João de Latrão e Santa Maria Maggiore são igrejas edificadas a partir da adaptação de basílicas romanas.
4. Neste blog apresentamos apenas os aspectos ligados a arquitetura. Como tal, vale a pena reforçar as diferenças entre os três principais momentos arquitetônicos importantes  do Catolicismo. No Românico, a planta continua sendo basilical, e o teto plano foi substituído pelos arcos de berço que nos remetem à abóbada celeste. As construções com paredes espessas remetia á segurança necessária neste momento de invasões. Posteriormente no Gótico, o teto com arcos ogivais proporcionou alturas grandiosas - tendência á verticalidade, manifestação física de uma vontade imposta pela Igreja Católica no período. O interior com luminosidade teatral reforçava os dogmas de fé em um momento que a Igreja lutava com as "ofertas da vida profana" por seus fiéis. A tipologia Barroca deu ênfase ao movimento, ás cores e à estatuária, manifestando aos fiéis a proximidade do mundo sobrenatural com o terreno. Luminoso e acolhedor, contrapôs-se á visão do protestantismo, cinzenta e utilítária.

3 comentários:

  1. VERDADEIRAMENTE O DEUS DE MOISÉS É DEUS. O TODO PODEROSO. GLORIAS SEJAM DADAS AO SENHOR DEUS ETERNO. ALELUIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Que bom que gostou deste post, que cita o personagem bíblico Móisés. Vale ressaltar que o ArqSagrado é um blog que preza as interrelações entre as religiões, e todos os deuses ou crenças são valorizados. Abraços!

      Excluir
  2. Olá Fabrício, tudo bom? Amigo, preciso fazer um trabalho pra faculdade e gostaria que vc me indicasse uma bibliografia - em portugues- que seja de renome para eu falar sobre a arquitetura sagrada paleocristã e bizantina. Poxa, se vc puder me ajudar vai me ajudar muito! Um abração!!!!! =D

    ResponderExcluir